Já deve ter visto em fotografias ou até mesmo bem perto de si, o “Rubber Duck”, aquele pato amarelo que anda pelo planeta nos lagos e oceanos a desfilar. O artista holandês Florentijn Hofman faz reproduções gigantes, desde sapatos a escultura de animais, o principal objetivo é fazer as pessoas felizes, nem que seja apenas por um breve momento junto da sua obra.

Parte de um ensaio de esculturas do artista holandês, uma raposa gigante batizada de “Bospolder Fox” foi lançada pelas ruas de Rotterdam a segurar um saco plástico com a sua boca. Com 16 metros de comprimento, a raposa localiza-se no cruzamento entre os bairros de Bospolder e Tussendijken. O local foi escolhido porque nesta área da cidade são vistas muitas raposas durante a noite. E também porque é uma zona onde a obra sobressai com as suas cores vibrantes, entre a aparência sombria dos bairros que a rodeiam.

 

A idéia do artista é provocar o choque entre as duas realidades: o urbano e a natureza,  fazendo um apelo aos moradores que vêm de outros lugares, manter o caminho aberto à natureza e às novas perspectivas do mundo atual.

 

A raposa foi posicionada estrategicamente no espaço urbano, de qualquer ângulo a visualização é completa a partir da extremidade do focinho à cauda do animal. Não existe limite de proximidade, a escultura dá a possibilidade de se abrigar por debaixo dela enquanto as crianças podem brincar com as patas.

 

A variedade de animais e exposições das suas obras gigantes iniciaram-se em 2005, já criou pássaros gigantes para o Festival das Fronteiras, posicionando os pássaros empoleirados na cobertura da câmara municipal de Hague. O seu trabalho mais conhecido é sem dúvida o pato amarelo gigante.

 

FA/CamõesTV

 

Raposa gigante anda pelas ruas de Rotterdam