Capela do Senhor da Pedra, implantado sobre maciço rochoso, no areal da praia de Miramar. Portugal tem atrações incríveis. Entre os diversos monumentos que se encontram de norte a sul do país, em Portugal Continental e nas Ilhas, as construções religiosas são atrações particularmente interessantes.

Um país à beira-mar plantado reúne um conjunto assinalável de construções religiosas que revelam a forte ligação à religião que existiu em Portugal ao longo de séculos. No nosso país, existem diversos templos, igrejas, capelas, santuários que são monumentos de grande interesse. Entre as diversas construções religiosas que existem no território português, há uma que se destaca pela sua beleza. Ela encontra-se de costas para o mar, num cenário deslumbrante! 

Localização

A Capela do Senhor da Pedra encontra-se na freguesia de Gulpilhares, no concelho de Vila Nova de Gaia. Esta construção religiosa é um espaço verdadeiramente singular, pela sua beleza e por tudo o que a ela está associado. A Capela do Senhor da Pedra está associada a lendas e mitos e encanta por estar à beira do mar. Esta é uma construção religiosa presente numa formação rochosa que é fustigada pelas águas do oceano atlântico. Coordenadas GPS: 41.068765,-8.658735.

Capela do Senhor da Pedra

A Capela do Senhor da Pedra é uma das atrações mais populares de Vila Nova de Gaia. Esta construção religiosa data do século XVII, mais precisamente do ano 1686. A Capela do Senhor da Pedra sofreu obras em 1936.

Beleza invulgar

Esta capela distingue-se de todas as outras, principalmente por ter uma localização inusitada. A Capela do Senhor da Pedra é uma construção religiosa original que se destaca pelo seu posicionamento. Ela encontra-se incrustada nos rochedos. Esta é a única capela de costas viradas para o mar, que está assente numa formação rochosa sacudida constantemente pelas ondas do mar. A aparência é espetacular, pois parece que a capela faz parte dos rochedos, integrando-se na paisagem, com o azul do céu e do mar da praia de Miramar a contribuírem para a formação de um cenário absolutamente deslumbrante. Por isso, os locais dizem que a Capela do Senhor da Pedra “pertence tanto à terra, como ao mar”…

A Capela do Senhor da Pedra é uma atração encantadora que merece a nossa atenção. É uma experiência imperdível dar a volta pelo exterior da capela e contemplar a paisagem fantástica, enquanto se sente a brisa marinha beijar-nos o rosto. Este é um espaço onde se pode relaxar, um local onde se pode encontrar paz e tranquilidade para refletir, meditar, rezar.

A Praia de Miramar

Convém aproveitar o facto da Capela se encontrar junto a uma praia fantástica. Por isso, não desperdice o momento, leve uma toalha e estenda-a no belo areal da praia. Se lhe der vontade, dê um mergulho nas águas de uma das melhores praias do norte do país.

Características

Esta é uma construção religiosa de planta hexagonal. A Capela do Senhor da Pedra é uma construção setecentista de espaço único, com alpendre, sineira, e sacristia adossada. Este templo apresenta pequenas dimensões espaciais. A capela tem fachadas pintadas de branco, que se encontram enquadradas por cunhais aplilastrados. As fachadas são rematadas por friso e cornija. O templo está adaptado ao declive do terreno. Existem escadas e guardas de betão em todo o perímetro da capela. O acesso à capela é realizado por uma escadaria a partir do areal de Miramar.

Os painéis

Nas paredes da Capela do Senhor da Pedra, existem dois painéis. No painel do lado direito da capela, é possível ler a frase: “A origem do grupo populacional de Gulpilhares remonta a maior antiguidade como bem se demonstra com o notável espólio arqueológico que nesta região tem sido achado”. A frase presente no painel esquerdo da Capela do Senhor da Pedra é a seguinte: “O local onde se levanta esta capela do senhor da pedra é certamente o mais antigo lugar de culto da freguesia antes de nele se celebrar a Cristo seria altar pagão.”

O lado místico

O painel do lado esquerdo da Capela do Senhor da Pedra confirma que antes da capela ser um templo cristão, aquele local terá sido um espaço de adoração pagã, a divindades naturalistas. Este local ainda é visitado com frequência por pessoas que realizam nas traseiras da igreja rituais pouco ortodoxos. Esses rituais são descritos por muitos como “bruxaria” ou “feitiçaria”. É comum ver provas desse lado sombrio nas noites de lua cheia. As provas da realização de cerimónias estão nos restos de velas que se encontram em torno da capela. Existem outros elementos que podem ser encontrados que indicam que foram realizados estranhos rituais de magia negra.

Lendas da Capela do Senhor da Pedra

Esta Capela é especial por várias razões. Existem contornos místicos que fazem com que a Capela do Senhor da Pedra esteja associada a lendas. Segundo reza a lenda, num momento em que os locais começaram a pensar na construção da capela, no terreiro, num terreno próximo à praia, uma luz começou a aparecer frequentemente, a qual ficava a pairar sobre os rochedos. Todas as noites o fenómeno repetia-se. Foi por isso que a capela não ficou no espaço inicialmente pensado. Os gulpilharenses interpretaram que o clarão que viam era um sinal dos céus, de Deus. Foi por essa razão que a construção da ermida passou para os rochedos.

A lenda da imagem de Cristo

Segundo reza a lenda, a imagem de Cristo que se encontra na Capela foi parar ao templo através do mar. Os locais defendem que a marca gravada num rochedo deve-se a um boi bento (isto é, o boi que aquecia o menino Jesus na manjedoura) que passou pelo local para deixar a sua marca.

O salvamento

Há ainda a lenda de que a Capela do Senhor da Pedra se deve ao agradecimento de um marinheiro. Um marinheiro tinha sido salvo de um naufrágio de forma milagrosa. Num momento em que o marinheiro pensava que a morte era certa, ele terá prometido que construiria uma capela ali, caso se salvasse. A capela seria edificada precisamente no local onde pisasse terra firme. Assim, após o homem pisar aqueles rochedos onde se encontra a capela, ele tratou de proceder ao cumprimento da sua promessa. A capela tinha sido construída como forma de agradecimento a Deus. Não é incomum ver no mundo santuários, igrejas ou capelas construídas junto à costa que foram construídas em honra a promessas realizadas por marinheiros ou pescadores. Estes homens do mar faziam promessas quando se encontravam próximos da morte. 

Fizemos uma visita guiada com o Padre Jorge Nunes levou-nos a conhecer a capela e suas histórias. Um património cultural de importância histórica e cultural de uma região.

A Capela do Senhor da Pedra numa visita guiada