A inauguração do World of Wine é um dos eventos mais aguardados dos últimos anos. O maior complexo cultural do Porto e Norte abrirá portas em 2020, ainda sem data definida devido a paragem da COVID-19.

 

Complexo do Mundo do Vinho / Foto: WOW

 

The Wow of Wine terá:

  • 5 experiências culturais
  • 9 restaurantes e bares
  • Wine School
  • Espaços para exposições e eventos
  • Lojas

Complexo do Mundo do Vinho / Foto: WOW

 

O potencial e carisma que Portugal adquiriu ao longo de séculos de história no mundo dos vinhos inspirou-nos a criar um espaço único e dedicado a este tema, que será o World of Wine. Este novo espaço assumirá uma posição de referência para aprender mais sobre vinhos portugueses e entendê-los, contextualizando-os entre os grandes vinhos do mundo. Através desta magnífica experiência vínica, viajaremos com os melhores produtores portugueses nas diversas regiões vínicas de norte a sul do País, ilhas dos Açores e Madeira. No final desta viagem memorável, conseguiremos entender a diversidade cultural das vinhas, dos solos, das castas, dos padrões climáticos e das técnicas de vinificação de Portugal. O autêntico mundo do vinho!

Experiência da Cortiça

Ao longo de muitos anos que Portugal é o líder mundial na produção de cortiça, um produto natural, com origem na casca de sobreiro. Sabe que a cortiça é muito mais do que simplesmente a melhor maneira de selar uma garrafa de vinho? Através desta experiência, descobrirá todo o potencial da cortiça: um produto extremamente versátil e natural que é possível encontrar nos motores de carros, nas nossas casas, nas nossas roupas e até, de uma perspetiva mais transcendente, um produto utilizado no espaço. Em parceria com a Amorim, a maior produtora de cortiça do mundo, desenvolvemos um local único, repleto de novidades e que surpreenderá os visitantes de todas as idades.

Experiência de Design e Moda

Uma casa histórica de antigos armazéns de Vinho do Porto com mais de 3000m2, dará lugar a um espaço revitalizado que mostrará a herança, a diversidade e a vanguarda da indústria da Moda e do Design no norte de Portugal, o berço de muitos e inovadores designers que desenvolvem algumas das maiores tendências de moda pelo mundo fora. Pela primeira vez na história, esta indústria vibrante irá desfrutar de um espaço totalmente dedicado, que contará a sua narrativa, mostrando o talento nacional que desenvolvemos.

Porto e toda a região Norte de Portugal

A história do Porto e da região Norte de Portugal nasceu há mais de mil anos, quando ainda não havia nome mas já existia a essência do que somos. Ao longo dos tempos, as suas vilas e cidades têm sido lugares emocionantes para viver, com solos ricos e o clima temperado que estimulam a riqueza agrícola. O desenvolvimento e a inovação dos habitantes nortenhos promoveram mudanças a um nível extraordinário, fazendo com que esta região colocasse o seu nome à disposição de toda a nação, projetando Portugal através do comércio e da descoberta do Mundo. O Norte de Portugal vivenciou a guerra e a fome, a prosperidade e o declínio e foi, através de tudo isso, que manteve sempre vivo o espírito inabalável do seu povo. Este espaço contará a história dessas pessoas e, através de uma série de experiências interativas, será o lugar preferencial para visitar e compreender a região, a sua história e o seu magnífico crescimento.

Interior do Mundo do Vinho. Foto: WOW

A História da evolução do copo

Desde sempre, o vinho tem sido um elemento indispensável nas celebrações, símbolo de união e partilha entre povos. Hoje em dia, seja para brindar com os amigos ou para provar um grande vinho, os copos em que bebemos contam uma história. O primórdio de um copo é muito simples: uma peça a partir da qual se possa beber um líquido. A partir daí, tudo é possível de acontecer e a peça inicial poderá assumir diferentes formas. Príncipes e pobres beberam por diferentes copos, feitos por diferentes matérias e texturas. Com a evolução do design ao longo do tempo, novos métodos de produção trouxeram novos materiais e as necessidades de produção em massa provocaram mudanças. Neste espaço, descobrirá o misterioso mundo da evolução do copo nos últimos 8.000 anos.

WOW/CamõesTV

O Cidade do Vinho no Porto